Indice    -                                                                                              Compilado por Beraldo Figueiredo                                                                      -  Página Principal

 

 309 - LAO TSÉ (LAO ZI)

Lao Zi (老子 Lǎozi, também escrito e pronunciado Laozi, Lao Tzu, Lao Tsé, Lao Tzi, Lao Tseu ou Lao Tze na forma de Wade-Giles), foi um famoso filósofo e alquimista chinês. Sua imagem mais conhecida o representa sobre um búfalo, o processo de domesticação deste animal é associado ao caminho da iluminação nas tradições zen budistas.

A ele é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do Taoísmo: o Tao Te Ching (道德經). A influência deste livro é tão disseminada que tornou-se na atualidade um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.

Alguns consideram Lao Zi um personagem mítico, no limiar das lendas. Uma destas lendas conta que ele nasceu com a aparência de um velho, por isto teria recebido este nome ("Lao Zi" significa literalmente "velho mestre"). Muitos consideram que esta lenda pode ser interpretada como uma metáfora sobre a antiguidade do taoísmo, fundamentado em conceitos filosóficos tradicionais anteriores à própria redação do Tao Te Ching.

Alguns estudiosos, como o Dr. Russell Kirkland, chegam a duvidar de sua existência como indivíduo, considerando sua obra um agregado de contribuições de antigos mestres taoístas. Seu texto sobre a "Comunidade Laoista" pode ser encontrado entre os links indicados abaixo nas "páginas externas".

 

Segundo Ronnie Littlejohn, o material escrito mais antigo associado a Lao Zi aparece nos capítulos internos da obra de Zhuangzi.

As referências mais conhecidas informam que viveu aproximadamente no Século VII a.C., entretanto muitos historiadores situam sua vida no Século IV a.C., durante a época das Cem Escolas de Pensamento e o Período dos Reinos Combatentes. O cânon religioso taoísta, citado abaixo, o situa quase mil anos antes.

Em sua introdução de sua tradução da obra de Lao Zi TAO TE CHING: O Livro do Caminho e da Virtude, o Wu Jyh Cherng comenta sua história conforme os registros do o cânon religioso taoísta, “Lao Tse teria nascido na província de Na Hue, na cidade de Guo Yang, no 25º dia da segunda lua do ano Ken-Tzen da era Wu-Tin (no período entre 1324 a.C. – 1408 a.C.).”

Segundo a mesma fonte, seu pai seria um famoso alquimista da dinastia San que viveu mais de cem anos. Sua mãe e mestra o teria concebido ao engolir uma pérola de luz, e sua gestação teria demorado oitenta e um anos. “Lao Tse nasceu do lado esquerdo das costelas da sagrada mãe, no jardim da família sob uma árvore de nome Li (ameixeira), com cabelos brancos e orelhas grandes. Por isso, recebeu o nome de Lao Tse (filho velho) e Li Er (orelha grande da ameixeira).” A união dos termos chineses para velho e criança em seu nome justificam seu título de Senhor do Fim e do Princípio.

Foi convidado pelo rei Wen para ser o responsável pela biblioteca real e assumiu o cargo de historiador real até o 19º dia da quinta lua do 25º ano da era do rei Zhao, ano em que “iniciou sua grande viagem para o ocidente, com intuito de chegar aos reinos da atual Índia, Afeganistão e Itália. Durante a viagem, permaneceu algum tempo na fronteira de Yü Men e aceitou o oficial-chefe da fronteira como discípulo. Ditou-lhe vários escritos, entre eles o Tao Te Ching.”

Até este ponto, temos a história mais divulgada sobre a vida do autor do Tao Te Ching, a continuação desta história registrada no canôn taoísta não é tão conhecida.

Ainda segundo o texto de Wu Jyh Cherng:

“Muitos anos depois, teve sua ascensão no deserto de Gobi, durante a qual emanou raios de luz em cinco cores, transformando-se em corpo de luz dourada e desaparecendo no céu.”

“Após sua ascensão, retornou novamente à terra encarnado como filho único do senhor Li Po Yang da província Shu.” Seu discípulo Yi Shi, o oficial da fronteira, o reencontrou na aldeia da família Li. Diante dele a criança de três anos de idade revelou sua verdadeira imagem. Seu corpo cresceu, transformando-se em luz dourada branca. “Lao Tse pronunciou mais um ensinamento: o Tratado Maravilhoso do Princípio Solar do Tesouro do Espírito (Ling Bao Yuan Yang Miao Ching). Após concluir seu ensinamento, os duzentos membros da família Li ascencionaram seguidos por Lao Tse e Yi Shi. Isso aconteceu no dia 28 de abril de 1118 A.C.”

“Depois do segundo nascimento e ascensão, Lao Tse ainda retornou inúmeras vezes para transmitir os ensinamentos e para ordenar as novas tradições. Por isso, é chamado pelos taoístas como Sublime Patriarca do Caminho.”

Referência bibliográfica:

Wu Jyh Cherng, "Tao Te Ching - O Livro do Caminho e da Virtude de Lao Tse" (tradução direta do Chinês para o português). Editora Mauad. 1996 (a versão completa do livro encontra-se disponível para download na Biblioteca Virtual da Escola do Futuro da USP, link indicado entre as "Páginas Externas", como obra em domínio público)

A palavra Taoísmo (ou Daoísmo) é geralmente empregada para traduzir dois termos chineses distintos, "Daojiao" (道教) (py Dàojiào, W-G Tao-chiao), que se refere aos "ensinamentos ou à religião do Dao", e "Daojia", que se refere à (道家) "escola do Tao (ou Dao)", a uma linha de pensamento da filosofia chinesa.

Assim, o termo Taoísmo tem mais de um sentido no ocidente, pode referir-se a:

  • Uma escola de pensamento filosófico chinês que se baseia nos textos do Tao Te Ching atribuídos a Lao Tse e nos escritos de Chuang Tse.

  • Um movimento religioso chinês com origem em Zhang Daoling no final da Dinastia Han que se estrutura em seitas como a Zhengyi ("Ortodoxa") e Quanzhen ("realidade completa").

  • As manifestações da tradição religiosa chinesa, de caráter popular, que integram elementos da religião Taoísta, do Confucionismo e do Budismo.

Lao tze, Laozi, Lao-tse ou Lao Tzu: todas essas são pronúncias ocidentalizadas do título de uma das maiores personagens da filosofia na China antiga. Isso mesmo: Lao tze não é um nome, mas significa "grande senhor" ou "velho mestre". Seu nome real seria Li Er ou Lao Dan.

A tradição diz que ele viveu no século 6 antes de Cristo. Muitos estudiosos modernos afirmam que ele deve ter vivido dois séculos depois, numa época conhecida como Cem Escolas de Pensamento. Atribui-se a Lao tze a autoria da obra criadora do taoísmo, o "Tao Te King", ou Livro do Caminho e da Virtude. Junto com a Bíblia, esse livro é um dos mais traduzidos no mundo.

O taoísmo é uma mescla de religião e de filosofia de vida, e Lao tze tornou-se uma das principais figuras cultuadas nela. Junto com o budismo e o confucionismo, o taoísmo (ou daoísmo) forma os três pilares do pensamento filosófico chinês.

Segundo pesquisadores modernos, Lao tze jamais existiu: é uma criação dos fundadores da escola filosófica (daojia) e da tradição religiosa (daojiao).


Os Shiji ("Registros dos Historiadores"), feitos pela dinastia chinesa Han cerca de 400 anos depois da época de Lao tze, trazem uma "biografia" do pensador. De acordo com esse texto, ele nasceu em Chu (atual Luyi), na província de Henan. Algumas lendas dizem que sua mãe teve uma gestação de oito anos e a criança nasceu de cabelos brancos: daí viria seu título, que pode significar tanto "velho mestre" como "criança velha". Ele teria sido contemporâneo de Confúcio considerado outro grande mestre da filosofia chinesa.

Os dois teriam se encontrado quando Lao tze trabalhava como arquivista na Biblioteca Imperial da dinastia Zhou. De acordo com essas histórias, eles discutiram durante meses e Lao tze teria influenciado o pensamento confucionista.

Com a perda de poder da dinastia Zhou, Lao tze largou o emprego e viajou para o Oeste em seu búfalo, atravessando a China para depois desaparecer no deserto. Antes disso, um guarda da fronteira o convenceu a escrever seus ensinamentos: até então, eles eram divulgados apenas com a palavra falada.

O resultado foi o "Tao Te King", um dos mais significativos tratados da filosofia chinesa, que aborda espiritualidade individual, existencialismo, dinâmicas interpessoais e técnicas para governar. Tao, em chinês, significa "O caminho" e costuma ser definido como a natureza, o princípio natural que regula a ordem do universo físico.

Lao tze enfatizou o conceito de "wei-wu-wei", ação através da inação. Isso não significa que alguém deva se sentar e esperar sem fazer nada, mas que evitando atitudes diretas e vontades pessoais pode-se atingir grande eficiência, apenas seguindo a forma espontânea (natural) pela qual as coisas acontecem.

Ações tomadas de acordo com o Tao são mais fáceis e mais produtivas. Para ele, a violência deve ser evitada sempre que possível e as vitórias militares são apenas uma ocasião para lamentar a necessidade de usar a força contra outros seres vivos. Também assinalou que códigos de leis e regras estabelecidos resultam numa sociedade cada vez mais difícil de administrar. As três virtudes principais são coragem, generosidade e liderança. Para evitar a hipocrisia, Lao tze aconselha a "agir sem agir" sendo espontâneo, de acordo com os próprios sentimentos, sem pensar na aprovação dos outros.

O taoísmo clássico inspirou um movimento intelectual chamado xuanxue (aprendendo com o misterioso, que dominou a elite chinesa e a alta cultura dos séculos 3 ao 6 de nossa era. Dessa forma, Lao tze influenciou não apenas o pensamento filosófico, mas a literatura, a caligrafia, a pintura, a música chinesas. No século 7, o imperador Xuanzong ordenou que cada soldado tivesse uma cópia do "Tao Te King" em casa e assinalou as passagens que deveriam ser estudadas pelos civis.

Mas a fama desse pensador real ou imaginário viajou muito além das fronteiras da China e de seu tempo. O taoísmo ou daoísmo espalhou-se pela Ásia. As crenças foram assimiladas como uma tradição de vida, e contribuíram para a formação das culturas japonesa e coreana.

Durante os anos 1900, uma tradução em latim do "Tao Te Ching" chegou à Inglaterra e os ensinamentos de Lao tze se difundiram no Ocidente moderno. Frases memoráveis do filósofo, do tipo "governar um país grande é como cozinhar um peixe pequeno", passaram a fazer parte da linguagem da política ocidental.

Nos dias atuais, um número cada vez maior e mais heterogêneo de leitores são inundados com best-sellers "baseados" nas idéias de Laozi: "O Tao da Física", "O livro da cozinha taoista", e até livros de ecologia, jardinagem, sexo e auto-ajuda.

Para os estudiosos, tudo isso prova a importância de Lao tze no pensamento e na literatura mundiais, 27 séculos após seu provável nascimento.

   

Lao Tsé e o Tao Te Ching
:: Acid ::


Pouco se sabe com certeza sobre Lao Tsé. Há uma obra chinesa muito antiga chamada Shi Chi (Apontamentos Históricos) que diz que Lao Tsé, cujo nome real era Erh Dan Li, teria nascido no Sul da China numa região chamada Ch'u, em torno do ano 604 a.C. Mas também há os que afirmam que o Tao Te Ching é apenas uma compilação de versos de vários pensadores de escolas de pensamento do 3º século a.C, que genericamente usavam o título de Lao Tsé.

Segundo as tradições, Lao Tsé foi contemporâneo de Kung Fu Tsé (Confúcio), de quem foi discípulo. Tornou-se o guardião dos arquivos do tribunal imperial, e atraiu muitos seguidores com sua sabedoria, embora sempre tenha se recusado a fixar suas idéias por escrito, por temer que as palavras pudessem ser convertidas em dogma formal. Lao Tsé desejava que a sua filosofia permanecesse apenas como um modo natural de vida estabelecido sob uma base de bondade, serenidade e respeito. Assim, ele não estabeleceu nenhum código rígido de comportamento, preferindo ensinar que a conduta de uma pessoa deve ser governada pelo instinto e pela consciência. Ensinava que nenhuma tarefa deveria ser apressada, que tudo deve acontecer no seu devido tempo. Acreditava que a simplicidade era a chave para a verdade e a liberdade, e assim encorajava seus seguidores para observarem mais a natureza do que aos ensinamentos de mestres.

Aos 80 anos, desiludido com as pessoas da sua terra - que estavam pouco dispostas a seguirem o caminho da bondade natural - se dirigiu para o Tibet, na fronteira ocidental de China, quando foi reconhecido por um guarda, que lembrou-lhe que possivelmente todos os seus ensinamentos logo cairiam no esquecimento se alguma coisa não ficasse gravada, e só permitiu que ele deixasse a China após escrever seus ensinamentos básicos, para que pelo menos parte de seu conhecimento pudesse ser preservado para a posteridade. Atendendo ao pedido do guarda, de uma só vez Lao Tsé redigiu (reza a lenda que escreveu numa grande pedra) a coletânea dos 81 versos que se tornariam a síntese de sua sabedoria (e do pensamento Monista Chinês), que entrou para a história sob o nome de Tao Te Ching.

Há muitos sentidos para o significado do nome Tao Te Ching. Um deles o define como "As Leis da Virtude e seus caminhos". Suas palavras isoladas significam: Tao (O infinito, a essência de tudo, a Consciência Invisível, o Insondável, o Transcendente), Te (que significa força, virtude, mas de uma forma não ligada aos nossos valores ocidentais), Ching (livro, escrito, manuscrito). Literalmente, portanto, significa "O livro de como as coisas funcionam" e na realidade é este o seu objetivo, mostrar como as coisas no universo funcionam segundo o Tao. Também significa "O Livro que Revela Deus" e "O livro que leva à Divindade".

Coerentemente com a sua maneira, Lao Tsé não o escreveu por princípios doutrinários, e sim aforismos (versos), de forma tal que pudessem ser adaptados por qualquer pessoa perante diversas situações. Algo aplicável a tudo e a todos; um texto de natureza aberta que não possibilitasse uma forma textual capaz de ser desvirtuado intencionalmente, ou simplesmente ser deformado pelas traduções; uma maneira de aplicação prática de se viver em harmonia, dentro do equilíbrio das polaridades da manifestação do Tao e simbolizada pelo Tei Gi (aquela bolinha metade branca metade negra).

O Taoísmo baseia-se num dos Princípios Herméticos - o Principio da Polaridade - que diz ser a natureza bipolar, pois tudo nela tem um oposto. Na essência o universo conhecido é composto de componentes opostos; por vezes físicos (claro/escuro), morais (bom/ruim), biológicos (masculino/feminino) etc. Tudo no universo pode ser classificado em duas polaridades: Yang (pronuncia-se "yong") ou Yin.

Uma indagação comumente feita diz respeito à diferença que existe entre o Taoísmo e o Confucionismo. O Taoísmo tem base metafísica com aplicação prática. Confúcio foi mais um legislador, cujos ensinamentos se direcionam mais para o aspecto político da vida.

Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.
Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso.
Aquele que conhece a alegria é rico.
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.

Seja humilde, e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo.

O sábio não se exibe, e por isso brilha.
Ele não se faz notar, e por isso é notado.
Ele não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo, ninguém no mundo
pode competir com ele.
(Lao Tsé - Tao Te Ching)

Baseado na compilação de José Laércio do Egito

Referências:
Tao Te Ching completo original em Chinês e Inglês, com a pronúncia em wav;
Taoism depot


http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=04172

 

ALGUMAS FRASES DE LAO TSÉ  

A alma não tem segredo que o comportamento não revele.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A excelência de um governo não se julga por sua ordem.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A felicidade nasce da infelicidade; a infelicidade está escondida no seio da felicidade.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A maneira de fazer é ser.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A perfeição do que dá ordens é ser pacífico; do que combate, carecer de cólera; do que quer vencer, não lutar; do que se serve dos homens, pôr-se por embaixo deles.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aprecie todo o branco que há ao seu redor, mas recorda todo o negro que existe.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que está satisfeito com sua parte é rico.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que sabe não fala; aquele que fala não sabe.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que tudo julga fácil, encontrará muitas dificuldades.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

As palavras elegantes não são sinceras; as palavras sinceras não são elegantes.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Deus não recebe respostas com palavras.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Diferentes na vida, os homens são semelhantes na morte.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Governa melhor quem governa menos.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Governa-se um grande Estado assim como se frita um pequeno peixe.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Na condução das questões humanas não existe lei melhor do que o autocontrole.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Nada é impossível a quem pratica a contemplação. Com ela, tornamo-nos senhores do mundo.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Não há culpa maior do que entregar-se às vontades, não há mal maior do que aquele de não saber contentar-se, não há dano maior do que nutrir o desejo de conquista.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O coração do homem pode estar deprimido ou excitado. Em qualquer dos dois casos o resultado será fatal.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O homem sábio rejeita o excesso, rejeita a prodigalidade, rejeita a grandeza.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O motivo pelo qual não é fácil para as pessoas viverem em paz está no fato de saberem demais.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O povo é rebelde porque os seus governantes são demasiado arrojados.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O que domina aos outros é forte; o que se domina a si mesmo é poderoso.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O sábio não ensina com palavras, senão com atos.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O sábio não entesoura. Quanto mais dá aos outros, tanto mais tem.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O valor de um ato se julga por sua oportunidade.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Pagai o mal com o bem, porque o amor é vitorioso no ataque e invulnerável na defesa.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Para comandar os homens, marcha atrás deles.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Pouca fé se outorga aos que têm pouca fé.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quando o governante é indulgente, o povo é virtuoso. Quando o governante é rigoroso, o povo prevarica.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quando o líder efetivo dá o seu trabalho por terminado, as pessoas dizem que tudo aconteceu naturalmente.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quando se defrontam dois exércitos de força equivalente, aquele que sofre por sustentar a guerra alcançará a vitória.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quem fica na ponta dos pés, tem pouca firmeza.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quem é rico em virtude é semelhante ao jovem.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Reaja inteligentemente mesmo a um tratamento não inteligente.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Saber que não se sabe, isso é humildade. Pensar que um sabe o que não sabe, isso é doença.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Se não podes avançar uma polegada, retrocede um pé.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Se praticas a equidade, ainda que morras não perecerás.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Tudo o que é difícil deve tentar-se enquanto é fácil.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Uma longa viagem de mil milhas inicia-se com o movimento de um pé.
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A alma não tem segredo que o comportamento não revele
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A felicidade nasce da infelicidade; a infelicidade está escondida no seio da felicidade
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A libertação do desejo conduz à paz interior
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A língua das mulheres é a sua espada e têm o cuidado de a não deixarem enferrujar
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

A natureza não é benévola, e é com determinada indiferença que de tudo se vale para os seus fins
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que sabe não fala; / aquele que fala não sabe
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que sabe quando tem bastante, não cairá no ridículo. E aquele quando deve parar, não correrá perigos
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que se eleva nas pontas dos pés não está seguro
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Aquele que tudo julga fácil, encontrará muitas dificuldades
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Com o bom sou bom, / mas mesmo com quem não é bom sou bom / pois boa é a virtude
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Governa-se um grande Estado assim como se frita um pequeno peixe
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Lança o saber e não terás tristeza
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Na condução das questões humanas não existe lei melhor do que o autocontrole
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Nada é impossível a quem pratica a contemplação. Com ela, tornamo-nos senhores do mundo
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Não há culpa maior / do que entregar-se às vontades / não há mal maior / do que aquele de não saber contentar-se / não há dano maior / do que nutrir o desejo de conquista
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O coração do homem pode estar deprimido ou excitado. Em qualquer dos dois casos o resultado será fatal
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O homem realmente culto não se envergonha de fazer perguntas também aos menos instruídos
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O homem sábio / rejeita o excesso / rejeita a prodigalidade / rejeita a grandeza
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O motivo pelo qual não é fácil para as pessoas viverem em paz / está no facto de saberem demais
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O povo é rebelde porque os seus governantes são demasiado arrojados
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O sábio não entesoura. Quanto mais dá aos outros, tanto mais tem
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O sábio não se exibe e vejam como é notado. Renuncia a si mesmo e jamais é esquecido
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O sábio não tem conceitos inflexíveis. Adapta-se aos dos outros
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O sábio pode descobrir o mundo sem transpor a sua porta. Vê sem olhar, realiza sem agir
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

O uso da força é seguido pela perda da força
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Para comandar os homens, marcha atrás deles
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quando a obra dos melhores chefes fica concluída, o povo diz: fomos nós que a fizemos
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quando o governante é indulgente, o povo é virtuoso. Quando o governante é rigoroso, o povo prevarica
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quando o líder efectivo dá o seu trabalho por terminado, as pessoas dizem que tudo aconteceu naturalmente
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quando se defrontam dois exércitos de força equivalente, aquele que sofre por sustentar a guerra alcançará a vitória
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quem fica na ponta dos pés, tem pouca firmeza
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Quem é rico em virtude / é semelhante ao jovem
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Se estiveres no caminho certo, avança; se estiveres no errado, recua
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Sem passar da porta de casa, / é possível saber o que acontece no mundo... / Quanto mais longe se busca o saber, / menos se aprende
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Ser rico é saber contentar-se com o que se tem
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Uma longa viagem de mil milhas inicia-se com o movimento de um pé
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Use a sua luz, mas diminua o seu brilho
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

Ver as coisas na semente, isso é génio
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

É fácil apagar as pegadas; difícil, porém, é caminhar sem pisar o chão
( Frases e Pensamentos de Lao-Tsé )

 
 
 

Indice    -                                                                                              Compilado por Beraldo Figueiredo                                                                      -  Página Principal